Olá a todos!
Aqui me encontro, saída do exame de Português, a escrever o meu primeiro texto sem grandes preocupações "formais". As primeiras impressões após sair da sala? "Até era fácil!". Penso que todos os anos, em todos os cantos do país, se ouve isto à saída do exame mas, um mês depois, quando as notas chegam, as reacções não são tão boas. Os motivos? Ficávamos aqui a enumerá-los até amanhã de manhã. Penso que o mais importante já foi dito pela Inês, há cerca de duas horas. A enorme ambiguidade das opções de escolha múltipla e do quadro de correspondências são, a meu ver, grandes motivos para o insucesso dos estudantes. Mesmo assim, neste aspecto, este ano nem foi dos piores...! O que mais impressão me faz nestes exames é realmente os temas que nos apresentam para a escrita do último texto. Para além de nos darem sempre temas demasiado "vastos" (este ano tínhamos de escrever sobre a importância de viajar!), os critérios de correcção são aquilo a que vulgarmente se chama um "roubo"... Enfim! Para os colegas que ainda vão fazer exame desta disciplina, tenho um conselho; estudem um pouco de tudo pois, como já aqui foi dito, acaba por nunca sair o que se especula. No entanto, não percam demasiado tempo com estudos acerca da "parte teórica" - lembro que acerca disto só são pedidos os 3 valores correspondentes à escrita do "Texto B" -, treinem, sim, as escolhas múltiplas dos exames de todos os outros anos e a interpretação de textos, claro! Para todos os outros colegas que vão fazer exames às outras disciplinas, é preciso é ir com muita calma e concentração. No caso de algumas disciplinas - como acontece com Português - o 20 é praticamente impossível, mas vale sempre a pena lutar! :)
Aqui me encontro, saída do exame de Português, a escrever o meu primeiro texto sem grandes preocupações "formais". As primeiras impressões após sair da sala? "Até era fácil!". Penso que todos os anos, em todos os cantos do país, se ouve isto à saída do exame mas, um mês depois, quando as notas chegam, as reacções não são tão boas. Os motivos? Ficávamos aqui a enumerá-los até amanhã de manhã. Penso que o mais importante já foi dito pela Inês, há cerca de duas horas. A enorme ambiguidade das opções de escolha múltipla e do quadro de correspondências são, a meu ver, grandes motivos para o insucesso dos estudantes. Mesmo assim, neste aspecto, este ano nem foi dos piores...! O que mais impressão me faz nestes exames é realmente os temas que nos apresentam para a escrita do último texto. Para além de nos darem sempre temas demasiado "vastos" (este ano tínhamos de escrever sobre a importância de viajar!), os critérios de correcção são aquilo a que vulgarmente se chama um "roubo"... Enfim! Para os colegas que ainda vão fazer exame desta disciplina, tenho um conselho; estudem um pouco de tudo pois, como já aqui foi dito, acaba por nunca sair o que se especula. No entanto, não percam demasiado tempo com estudos acerca da "parte teórica" - lembro que acerca disto só são pedidos os 3 valores correspondentes à escrita do "Texto B" -, treinem, sim, as escolhas múltiplas dos exames de todos os outros anos e a interpretação de textos, claro! Para todos os outros colegas que vão fazer exames às outras disciplinas, é preciso é ir com muita calma e concentração. No caso de algumas disciplinas - como acontece com Português - o 20 é praticamente impossível, mas vale sempre a pena lutar! :)
Olá!
ResponderEliminarEssa é uma realidade e tenho que concordar, refiro-me ao conselho que dás, muito foi o que estudei de pouco me serviu...eu tinha feito este exame com muito pouco estudo...que parvo que eu fui em querer saber tudo e insistir tanto em coisas que de nada me serviram, é certo que fiquei com esse conhecimento mas podia ter-me empenhado mais em História que me está a colocar preocupado com o pouco tempo que tenho...enfim, quando não se tem experiência é assim!
Fica bem e bom estudo...